Muitos pacientes que buscam a Rinoplastia têm alguma queixa em relação à ponta do nariz, sendo bem comum o desejo pelo levantamento da ponta nasal.
Afinal, quem não sonha em ter um nariz perfeito e harmônico, não é mesmo? Se você se interessa pela Rinoplastia e também tem dúvidas sobre como levantar a ponta do nariz, confira o texto!
Levantamento da ponta de nariz com Rinoplastia
A ponta caída do nariz é um aspecto da aparência que causa grande incômodo aos pacientes e um dos maiores motivadores para buscar a Rinoplastia. A ponta caída torna o rosto mais envelhecido, mesmo em pacientes de idade mais jovem e com o passar do tempo é comum que o aspecto caído se acentue.
Essa insatisfação estética prejudica muito a autoestima, já que nosso nariz é um ponto de grande destaque no rosto. A Rinoplastia pode promover mudanças incríveis para esses casos, refletindo internamente e resgatando a boa relação com a própria imagem, realçando a beleza do rosto pela maior harmonia dos traços.
O nariz caído pode ter várias causas, sejam elas decorrentes de traumas (como acidentes), constitucionais (genética e traços étnicos) ou idade (crescimento e alterações que a estrutura de sustentação do nariz sofre ao longo da vida). No entanto, independente da causa para o nariz caído, é possível melhorar o seu aspecto através da Rinoplastia.
Dentre as pessoas que possuem o nariz caído por genética, temos dois principais tipos de formato de nariz:
Adunco: Mais comum na população do Oriente Médio, sul da Ásia, parte Norte da África e Europa, sudoeste, também pode ser conhecido como nariz aquilino. Essa nomenclatura vem do latim aquillinus e significa algo como “parecido com águia” em referência depreciativa ao formato do bico da ave.
A forma mais caída da ponta e bem projetada para baixo costuma se intensificar ao sorrir nesse tipo de nariz, o que leva muitas pessoas a evitarem essa simples e natural expressão por vergonha da própria aparência.
Caucasiano: Apresenta uma pele mais fina e também é conhecido por nariz romano, esse tipo de nariz é mais facilmente identificado em população de ascendência italiana, judia ou árabe. Pode aparecer em associação às características do nariz adunco em algumas pessoas.
A giba nasal nesse caso é bem proeminente, ressaltada quando o paciente está em posição de perfil, o que causa grande insegurança e incômodo.
A cirurgia de Rinoplastia pode não somente corrigir o nariz caído, mas também uma série de imperfeições estéticas, como o dorso nasal, assimetrias, formatos mal definidos, alterando cartilagem e também o osso para tratar de forma bem completa a estrutura e moldar o novo nariz.
O levantamento da ponta do nariz realizado por meio da Rinoplastia trata as cartilagens da ponta nasal (também chamadas cartilagens alares), dando definição e melhor sustentação e apoio para as mesmas, suspendendo-as e fixando-as na cartilagem do septo nasal. Dessa forma é possível definir e também subir a ponta do nariz.
Nos casos em que a Rinoplastia para correção do nariz caído acontece por fatores relacionados ao envelhecimento, também é possível combinar outros procedimentos visando maior rejuvenescimento e harmonia facial. A Rinoplastia tem excelente associação com outras cirurgias plásticas, como Blefaroplastia, facelift e lipoaspiração de pescoço, por exemplo.
Levantamento da ponta do nariz pela Rinomodelação
Além da cirurgia de Rinoplastia, também é possível obter resultados positivos com a Rinomodelação para levantar a ponta do nariz. O ideal é sempre conversar com o cirurgião plástico de sua confiança e alinhar com ele suas expectativas, assim será indicado qual o método mais adequado para seu caso.
O procedimento de Rinomodelação é uma técnica não invasiva, ou seja, não cirúrgica. Pode ser realizada para modelar o nariz e trazer solução para algumas das queixas estéticas sobre o nariz. Também pode ser realizada para que o paciente tenha uma ideia de como será o resultado da Rinoplastia, se decidindo pela realização da cirurgia futuramente.
A Rinomodelação é feita com aplicação de ácido Hialurônico, indicada para pacientes que desejam mais definição dos contornos do nariz, mais simetria e levantar a ponta do nariz. É preciso que o paciente entenda que as mudanças da Rinomodelação são sutis e transitórias, podendo durar por volta de 18 meses.
O preenchimento com ácido Hialurônico no nariz não é indicado para pessoas que desejam mudanças mais complexas como modificação do tamanho, largura e alteração de formato do nariz. Muitas vezes para que o cirurgião realize mudanças maiores é preciso acessar a parte óssea e isso só é possível pela cirurgia de Rinoplastia.
Leia também: Rinoplastia: antes e depois
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de 30 anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!