A cirurgia plástica de rinoplastia é uma das mais procuradas em todo o mundo, possui enorme potencial embelezador e de resgate da autoestima. Por sua alta demanda, dúvidas sobre esse procedimento são muito comuns, a principal delas é sobre fotos de antes e depois.
Vamos esclarecer alguns questionamentos sobre a cirurgia de rinoplastia e por quais motivos não é permitida a divulgação de fotos de antes e depois. Confira o texto!
Que mudanças a rinoplastia pode promover?
A rinoplastia pode promover mudanças no tamanho e formato do nariz, trazendo mais harmonia e beleza aos traços faciais. Além de beneficiar a autoestima, pode trazer mais qualidade de vida e bem estar, já que também é possível tratar a parte funcional e melhorar a respiração.
Leia Mais: Rinoplastia e o equilíbrio facial
Posso ter o nariz igual ao de uma celebridade?
Isso não é possível. As pessoas que têm o sonho de realizar a cirurgia de rinoplastia buscam várias informações sobre esse procedimento, sendo a internet o veículo mais rápido para acesso desses dados.
Matérias sobre celebridades que fizeram procedimentos estéticos e cirurgias para mudar o visual são bem populares. Fotos de famosos inspiram muitas pessoas, sendo até utilizadas como base em consultas quando o paciente explica sua expectativa em relação aos resultados.
O cirurgião plástico deve explicar em consulta que não devemos basear o resultado de um procedimento por outro, nem fazer simulações. A anatomia, medidas faciais e traços étnicos de cada um são únicos, portanto cada resultado é singular para ressaltar a beleza já existente e não copiar a de outra pessoa.
Posso ver fotos de antes e depois da rinoplastia?
Uma busca muito frequente relacionada à rinoplastia e outras cirurgias plásticas, diz respeito a antes e depois. Entendemos que esse momento antes de agendar a cirurgia é de muita ansiedade e incerteza.
O paciente quer ver resultados para conferir o trabalho do cirurgião plástico e estimar como será o seu novo nariz. No entanto, essa divulgação de fotografias dos pacientes exemplificando o antes e depois das cirurgias não é permitida por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Esse órgão fornece as diretrizes que os profissionais de medicina devem seguir, portanto desconfie dos médicos que postam esse tipo de conteúdo, por ser uma má conduta e contravenção ética. Lembre-se também que essas fotos podem ter sido manipuladas e nem corresponderem à verdade.
Como escolher o cirurgião plástico para realizar a minha rinoplastia?
Você pode estar pensando “Se não posso ter acesso às fotos de antes e depois, como posso confiar na qualidade dos resultados da cirurgia?” O ideal para conhecer bem o trabalho e índole do cirurgião plástico é pesquisar sobre seu histórico e qualificações.
Com a facilidade do conhecimento e informações disponíveis na internet é possível ter acesso não só ao currículo do profissional, como também checar a sua veracidade. Também é possível ver comentários de outros pacientes que já operaram com esse profissional.
O cirurgião plástico deve ser reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), ter registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Para cirurgias de alta complexidade, como a rinoplastia, é muito importante que o cirurgião plástico possua especialidade e vasta experiência no procedimento. Dessa maneira, o paciente maximiza as chances de ter ótimos resultados.
A equipe médica também é muito importante, o local em que o cirurgião opera e a qualidade da estrutura física e de pessoal fornecida pelo hospital são outro diferencial.
Antes da consulta, pense em todas as suas dúvidas com calma, se possível anote e esclareça com o profissional escolhido. Quanto mais você entender sobre a cirurgia, pós-operatório e resultados, mais se sentirá seguro para realizar a rinoplastia.
Leia Mais: O que esperar de um cirurgião plástico especialista em rinoplastia