Atenuar os sinais do envelhecimento no rosto de forma mais permanente é uma das maiores motivações dos pacientes que buscam a cirurgia plástica. O procedimento de lifting facial é um dos mais procurados nesse sentido.
Mas quanto tempo dura o lifting facial? Ele precisa ser feito periodicamente? Se você se interessa por esse procedimento e também tem essas dúvidas, confira o texto!
O nosso rosto reflete todas as nossas emoções e sentimentos, é o nosso cartão de visita para o mundo. Com o passar dos anos, o processo natural de envelhecimento molda as nossas feições, tornando-as visivelmente mais cansadas ou irritadas, mesmo que esse seja o oposto do que sentimos no momento.
Também é possível que a face aparente um grau de envelhecimento que não condiz com a real idade, por diversos fatores, como estilo de vida não saudável, grande exposição solar, genética, uso de substâncias ilícitas, cigarro e álcool.
Para modificar essa aparência envelhecida do rosto os pacientes recorrem aos procedimentos estéticos e às cirurgias plásticas. No entanto, as intervenções cirúrgicas possuem ação mais permanente e uma maior extensão de resultados, como ótimo exemplo, podemos citar o lifting facial.
O que é o lifting facial?
Também conhecida como face lift ou ritidoplastia, o lifting facial é uma cirurgia plástica que utiliza diversas técnicas para proporcionar um aspecto rejuvenescido ao rosto.
O lifting facial é indicado para pacientes que estão insatisfeitos com os sinais naturais do envelhecimento, com idade mais madura, a partir dos 45, 50 anos, sejam homens ou mulheres.
As queixas mais frequentes dos pacientes que buscam essa cirurgia são flacidez, perda da tonicidade muscular, (sobretudo na região da papada), gordura em excesso logo abaixo do queixo, perda de volume facial (ou seja, gordura distribuída irregularmente na face).
Essas técnicas promovem a suspensão das estruturas faciais, removendo a pele em excesso que ocasiona a flacidez, proporcionando harmonia e ressaltando a beleza dos contornos faciais.
Leia Mais: Facelift
Quantos anos é possível rejuvenescer através do lifting facial?
Não é possível precisar ou medir quantos anos, estima-se que a cirurgia de lifting facial rejuvenesce a aparência do rosto por volta de 15 anos. Existem graus diversos de envelhecimento, por isso os resultados podem ser maiores ou menores para cada caso.
O lifting facial corrige e suaviza os sinais do tempo no rosto, podendo atenuá-los dependendo das características do paciente, condição muscular e da pele e também de sua recuperação. Embora bem completo quanto a resultados, é um processo bem único, como já dissemos.
Quanto tempo dura o lifting facial?
Ao buscar um profissional para realização da cirurgia de lifting facial é importante que o paciente escolha um profissional ético e que possua experiência na realização da cirurgia. Não somente para garantir os melhores resultados, mas para delinear de forma clara o que será possível dentro das expectativas do paciente e das limitações da cirurgia.
Na consulta deve ser esclarecido que o lifting facial não pode interromper o envelhecimento, aliás, nenhum procedimento estético invasivo ou não, é capaz de entregar esse resultado.
O lifting facial irá tratar a flacidez muscular e a pele em excesso, o efeito de rejuvenescimento é bem visível. O efeito da cirurgia não é transitório como uma aplicação de toxina botulínica, no entanto o paciente começa a envelhecer a partir de uma aparência bem mais jovem do que tinha antes da cirurgia.
O resultado do lifting facial pode ser potencializado com a realização conjunta de outras cirurgias, como:
– blefaroplastia: remove bolsas de gordura e pele em excesso das pálpebras, dando ao olhar um efeito mais rejuvenescido.
Leia Mais: Blefaroplastia
– rinoplastia: altera tamanho e forma do nariz, promove maior equilíbrio entre as proporções do rosto.
– lipoaspiração de pescoço: remove a gordura em excesso da região conhecida como papada, enquanto que o lifting facial trata a flacidez muscular, complementando o efeito mais rejuvenescido para o contorno do pescoço e rosto.
Procedimentos estéticos não devem ser descartados após a realização do lifting facial. Assim como as cirurgias complementares que mencionamos, o paciente também pode realizar aplicação de toxina botulínica para rugas e preenchimento com ácido hialurônico para sulcos.
O cuidado com a pele do rosto pode também contar com auxílio de laser, peeling, por exemplo. Além de uma boa alimentação, hábitos saudáveis e exposição moderada ao sol, afinal nosso rosto e corpo são reflexos de nosso estilo de vida e escolhas.