A cirurgia íntima feminina ou ninfoplastia, é um procedimento muito procurado pelas mulheres que buscam não somente autoestima, mas também conforto no dia a dia.
No texto abaixo vamos falar um pouco sobre o assunto!
Qual a finalidade da ninfoplastia?
A cirurgia íntima feminina, também conhecida como ninfoplastia, tem como principal função remover o excesso de pele na região dos pequenos lábios vaginais.
Quando a região tem um excesso de pele, pode ocasionar desconforto e até mesmo dores ao realizar atividades físicas, manter relação sexual ou ao usar roupas justas.
Leia mais: Quando a ninfoplastia é indicada?
Como é realizada a cirurgia?
Durante o procedimento, o cirurgião plástico irá realizar a retirada de excesso de pele, que pode ser feito por corte ou laser.
A ninfoplastia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação ou anestesia geral para maior conforto da paciente.
Qual o benefício após a ninfoplastia?
Com a realização da ninfoplastia a paciente poderá ter de volta a autoestima, realizar atividades físicas como andar de bicicleta, ter relações sexuais sem sentir dores, proporcionando bem estar.
As pacientes podem ficar tranquilas que não perderão a sensibilidade, portanto a sensação de prazer será maior uma vez que elas não sentirão mais dores.
Qual a faixa etária para realizar a ninfoplastia?
Não existe uma idade certa, normalmente em jovens que estão iniciando a vida sexual até senhoras de mais idade que tenham esse excesso de pele e sentem-se incomodadas ou que sintam dor.
Quais cuidados devo ter no pós-operatório?
Para uma melhor recuperação a paciente deve seguir atentamente as indicações que o cirurgião plástico orientar, tais como:
– Fazer compressas frias nos primeiros dias, pois irá auxiliar no inchaço e possíveis sangramentos;
– Intensificar a higiene do local, principalmente após urinar, fazendo a lavagem com sabonete neutro;
– Não manter relações sexuais por no mínimo 30 dias;
– Não realizar atividades físicas como andar de bicicleta por um período de 30 dias, para não causar atritos na região;
– Não usar roupas justas e apertadas, evitando o uso de tecidos grossos como jeans;
– Banho de piscina e mar, também estão suspensos por um mês.
Seguindo as orientações acima a recuperação será a mais tranquila possível.
Leia mais: Como é o pós-operatório da ninfoplastia?
Existe uma causa para o aumento dos pequenos lábios?
Estudos indicam que a causa do aumento dos pequenos ou hipertrofia dos pequenos lábios, pode ser congênita ou estar relacionado a uso de hormônios na adolescência e menopausa, ganho de peso durante a gestação e procedimentos realizados durante o parto normal, ou seja, não há uma regra definida, cada paciente pode ter por um motivo.
O mais importante é que as pacientes procurem um cirurgião plástico especialista em cirurgia íntima feminina que tenha vasta experiência no procedimento e elas não precisarão viver com este desconforto.