Uma das perguntas mais realizadas quando o paciente define pela realização de uma cirurgia é: Qual o valor da cirurgia plástica de Septoplastia?
Se este assunto também é interessante para você, acompanhe o texto!
O que é o Desvio de Septo?
Primeiramente vamos esclarecer o que é o Septo.
Septo é a estrutura que separa as cavidades nasais, ela é formada por ossos e cartilagem. Quando esta estrutura é torta, denomina-se Desvio de Septo.
O Septo é fundamental para o formato estético do nariz e principalmente no auxílio da parte respiratória.
Quais os sintomas que o Desvio de Septo pode ocasionar?
Os principais sintomas relacionados ao Desvio de Septo são:
– Rinite
– Cefaleia
– Ronco/Apneia do sono
– Sangramentos nasais
Qual o tratamento indicado para quem tem Desvio de Septo?
O tratamento mais indicado para pacientes que possuem Desvio de Septo é a cirurgia plástica de Septoplastia. Que consiste na correção do desvio, proporcionando ao paciente uma melhora na qualidade de vida.
Feita a correção o paciente terá uma respiração adequada para realizar atividades físicas, deixando de respirar pela boca, o ronco diminuirá, ou seja, ele poderá ter uma noite de sono mais tranqüila e confortável.
Qual a importância da consulta pré-operatória?
A consulta é destinada para que o cirurgião plástico examine o paciente. Se o paciente já realizou exames como tomografia dos seios da face é indicado que os leve para a avaliação do cirurgião.
Através do exame clínico e resultado de exames de imagem poderá verificar se além do Desvio de Septo o paciente possui problemas nos cornetos nasais, que poderão ser resolvidos em conjunto na cirurgia plástica.
Quanto custa uma cirurgia de Septoplastia?
Para se definir um valor de uma Septoplastia deve se avaliar o que vai ser realizado no procedimento, qual a técnica utilizada e o tempo de duração da cirurgia, que dependerá da complexidade do caso.
Deve-se levar em consideração a experiência do cirurgião plástico que fará a cirurgia, quantos anos de formação este médico possui, as atualizações e especificações que ele realizou ao longo da carreira.
Salientamos que o CRM – Conselho Regional de Medicina não permite a divulgação de valores em meios de comunicação.
A Septoplastia pode ser realizada no consultório?
Não, a cirurgia de Septoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar com anestesia geral, que é a mais segura, pois possibilita que o anestesista tenha maior controle das vias respiratórias do paciente.
Um fator importante é a instituição hospitalar onde a cirurgia será realizada.Este hospital deve ter uma estrutura de qualidade que possa garantir ao paciente a segurança e respaldo se necessário, antes, durante e após a cirurgia.
Posso realizar a Septoplastia através do Convênio?
Por se tratar de um procedimento funcional a Septoplastia pode sim ter cobertura pelo Convênio.
O paciente deve se certificar com o plano de saúde se o hospital onde o cirurgião plástico opera tem cobertura contratual.
Após esta confirmação a documentação deverá ser enviada ao Convênio e deve se aguardar a liberação.
Hoje, com o uso dos aplicativos, o próprio paciente pode acompanhar este processo de autorização junto ao Convênio.
Posso realizar a cirurgia de Rinoplastia juntamente com o Desvio de Septo?
Sim, como já informamos a Septoplastia está direcionada ao tratamento funcional, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente, mas se além da parte clínica existe a queixa estética, a junção dessas cirurgias é o mais indicado.
A Rinoplastia associada à Septoplastia é muito comum de ser realizada, através delas o paciente terá sua autoestima de volta.
Leia mais: Tudo sobre Rinoplastia
O nariz fica em evidência por estar no foco frontal da face, portanto ao realizar um procedimento de Rinoplastia o paciente deve procurar um cirurgião plástico que seja especialista em nariz.