Nos dias atuais, pela maior visibilidade das redes sociais, as pessoas se preocupam cada dia mais com a aparência, por essa razão, a busca por cirurgias plásticas tem crescido.
Se você também tem vontade de mudar algum aspecto em sua aparência que lhe causa incômodo, mas ainda tem dúvidas e incertezas, leia o texto onde vamos esclarecer alguns pontos para lhe ajudar a decidir sobre a realização da cirurgia plástica!
Como escolher o cirurgião plástico?
A escolha pelo cirurgião plástico que irá realizar a cirurgia é um fator muito importante. O primeiro passo é saber se o cirurgião plástico é membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, órgão oficial reconhecido pelo CFM – Conselho Federal de Medicina.
Buscar indicações de pacientes que já operaram com o cirurgião plástico ou que já realizaram o mesmo procedimento que se tem interesse também é uma ótima maneira de auxiliar na decisão pela cirurgia.
Como saber se necessito realmente fazer a cirurgia plástica?
A decisão sempre deve partir do paciente, ele precisa entender seu corpo, saber exatamente o que lhe incomoda e os motivos pelo qual ele busca essa mudança. Essa decisão nunca deve partir de outras pessoas ou por influência de questionamentos alheios sobre algum ponto em seu corpo.
Após definir o procedimento de seu interesse, o paciente deve realizar pesquisas por profissionais que sejam especializados na área.
Qual a principal pergunta que devo fazer na consulta?
A consulta é o momento em que o paciente deve perguntar ao cirurgião plástico todas as dúvidas sobre o procedimento em si, pré e pós-operatório.
É muito importante que haja um diálogo entre o paciente deve expor ao cirurgião plástico, alinhando a expectativa ao resultado que poderá ser entregue.
Será levada em consideração a estrutura física do paciente, preservando suas características, de forma a evitar promessas das quais não será possível entregar. Caberá ao cirurgião plástico com o bom senso estético e conhecimento técnico indicar o melhor caminho a ser seguido em busca do melhor resultado.
Como será o pré e pós-operatório?
O pré e pós-operatório dependerão extremamente da cirurgia que será realizada, pois cada procedimento tem suas particularidades, mas alguns fatores devem ser seguidos da mesma maneira, sendo eles:
Pré-operatório
- Exames laboratoriais;
- Eletrocardiograma;
- Avaliação cardiológica (caso necessário);
- Suspender uso de inibidores de apetite
Pós-operatório
- Seguir corretamente as orientações passadas pelo cirurgião plástico;
- Caso necessário tomar medicações prescritas;
- Evitar exposição solar e ambiente quentes, pois o calor excessivo dilata os vasos sanguíneos, que estimulam o inchaço corporal;
- Comparecer a todos os retornos de acordo com a solicitação do médico
Posso pedir para ficar igual à outra pessoa (ex: artista de TV e celebridades)?
Não, um cirurgião plástico responsável, nunca poderá aceitar que o paciente queira ficar exatamente como outra pessoa. O que deverá ser levado em conta é a queixa do paciente e com base na sua estrutura física, o cirurgião plástico irá informar o que poderá ser feito.
Em alguns casos se o paciente tiver as características corporais parecidas com algum famoso, o cirurgião poderá realizar o procedimento de acordo com seus princípios e o resultado final poderá se assemelhar ao que o paciente buscava, mas sempre deixando bem claro ao paciente que cada pessoa é única.
As cirurgias plásticas são realizadas sempre em busca da beleza?
Não, existem as cirurgias plásticas estéticas, que visam unicamente à aparência física e as cirurgias funcionais, que além de trazer um resultado estético favorável, também auxiliam em problemas de saúde, como exemplo:
- Rinoplastia associada à Septoplastia: permite mudar o nariz trazendo uma aparência mais harmoniosa e bonita, mas também irá melhorar a parte respiratória do paciente;
- Blefaroplastia: em alguns casos o excesso de pele nas pálpebras além que deixar a imagem com aspecto cansado, altera na visão do paciente e com a retirada este problema será resolvido;
- Redução das mamas: muitas mulheres deixam de usar alguns tipos de roupas por não se sentirem à vontade com o tamanho das mamas, mas outro benefício da redução é a melhora de problemas na coluna, causados pelo excesso de peso das mamas;
- Abdominoplastia: consiste na cirurgia para retirada de excesso de gordura e pele, em pacientes que realizaram a cirurgia Bariátrica que é a redução de estômago, este acúmulo é excessivo e em muitos casos somente com a cirurgia plástica este paciente conseguirá ter o corpo que tanto almeja.
Leia mais: Cirurgias Funcionais