O nariz representa um ponto de destaque no rosto, então as insatisfações estéticas em relação a ele são bem comuns. Um nariz em desarmonia com o rosto pode prejudicar muito a autoestima de uma pessoa. Nesses casos, a cirurgia de rinoplastia promove a resolução dessas queixas com a aparência do nariz.
Se você se interessa pela rinoplastia e tem dúvidas, confira o texto e entenda tudo o que paciente deve saber antes de realizar essa cirurgia!
A cirurgia plástica de nariz corrige incômodos estéticos e proporciona uma grande mudança de vida, com melhora da autoestima e sensação de bem estar com a própria imagem.
Quando o paciente busca por uma cirurgia plástica é bem comum que tenha muitas dúvidas e quanto à rinoplastia não é diferente. Conheça alguns dos principais questionamentos dos pacientes antes de realizar uma rinoplastia:
Leia mais: Tudo sobre Rinoplastia
O paciente pode escolher a forma do nariz?
Não é possível escolher a forma do nariz. É comum que os pacientes na primeira consulta mostrem fotos de narizes de algumas celebridades para que o cirurgião plástico reproduza na rinoplastia.
No entanto, o formato mais adequado do nariz para cada paciente é baseado na harmonia do rosto de cada um. O cirurgião plástico analisa a melhor técnica para que o resultado da cirurgia tenha equilíbrio com a face e traços étnicos.
A espessura da pele de cada pessoa também é um aspecto analisado e que tem influência na forma do nariz.
A cirurgia de rinoplastia pode deixar cicatrizes?
Não, as cicatrizes são praticamente imperceptíveis, já que as incisões são feitas em sua maioria na parte interna do nariz.
Qual anestesia é utilizada na rinoplastia?
A mais segura é a anestesia geral, principalmente quando a parte óssea será acessada na cirurgia.
Depois de quanto tempo é possível ver o resultado da rinoplastia?
O curativo é removido após 7 a 9 dias da cirurgia, a mudança já é muito significativa, mas a regressão do inchaço acontece aos poucos. Em peles de espessura mais fina o resultado final pode ser observado após 1 ano e em pacientes de pele mais grossa isso pode acontecer após 2 anos.
O paciente pode ter algum problema respiratório após a rinoplastia?
Na verdade a rinoplastia pode ter objetivo funcional, melhorando a respiração do paciente, já que pode ser associada à septoplastia que faz a correção de desvio de septo ou a cirurgia de carne esponjosa, por exemplo.
Após a cirurgia é totalmente normal ocorrer dificuldade respiratória, sobretudo nos dois primeiros dias, quando o nariz atinge o máximo de inchaço interno. Isso é resolvido com o passar dos dias e com a higiene adequada no pós-operatório.
Quais os cuidados que o paciente deve ter no pós-operatório?
O pós-operatório de rinoplastia é bem tranquilo e indolor. O paciente deve nos primeiros dias de pós-operatório, procurar dormir com o rosto virado para cima e com a cabeça levemente elevada.
Existem algumas restrições que o paciente deve conhecer e seguir para garantir o melhor resultado do procedimento, por exemplo, em relação à prática de atividades físicas e exposição solar, liberadas somente a partir de dois meses após a realização da cirurgia.
Comparecer aos retornos na data correta e seguir as orientações do cirurgião plástico são cuidados imprescindíveis nesse momento de pós-cirurgia.
Leia mais: A recuperação no pós-operatório de uma Rinoplastia
A rinoplastia pode ser associada com outras cirurgias?
Sim, inclusive é uma cirurgia de ótima associação com outros procedimentos, por sua duração não ser muito extensa, em média 2 a 3 horas. Frequentemente associada à septoplastia, como já mencionamos, ou a blefaroplastia, lipoaspiração, face lift e outras cirurgias plásticas.
A indicação para associação desses procedimentos deve ser analisada pelo cirurgião plástico em consulta, sempre respeitando o tempo de cirurgia, segurança, detalhes do pós-operatório, desejo do paciente e outros aspectos.
Depois de sanadas as dúvidas principais, o paciente deve se informar do preço da cirurgia, pois então já estará ciente de tudo o que envolve esse procedimento desde a consulta até o pós-operatório.
Com base em todas essas informações ele poderá decidir de maneira bem mais segura sobre a realização da rinoplastia e sobre o valor a ser investido nessa cirurgia.
Leia mais: Qual o preço de uma Rinoplastia?