A condição de desvio de septo pode causar problemas respiratórios, afetar o sono e a qualidade de vida das pessoas, além de tornar o nariz torto e desalinhado. Esses incômodos podem ser corrigidos através da cirurgia plástica, se você se interessa por esse assunto, confira o texto!
O que é o desvio de septo?
O septo é uma estrutura interna do nariz que divide as fossas nasais. Composto por osso, cartilagem e mucosa. O desvio de septo é uma alteração nessa estrutura, deixando-a com deformidade e desalinhada.
Quais problemas o desvio de septo pode causar?
O desvio de septo obstrui a passagem de ar do nariz, muitas vezes obrigando a pessoa a respirar pela boca. Alguém com desvio de septo pode ter incômodo para dormir, qualidade do sono prejudicada, com roncos e apneia, ocasionando irritação e cansaço.
Também é possível causar problemas de olfato, quadros repetidos de sinusite e até mesmo dores de cabeça. A dificuldade respiratória pode comprometer atividades físicas, bem como ocasionar dor de garganta e sensação de secura pela respiração oral.
Como o desvio de septo pode ser corrigido?
A cirurgia que corrige o desvio de septo só é indicada após avaliação com cirurgião plástico e necessidade comprovada por exames de imagem. Essa indicação ocorre geralmente quando o paciente apresenta as queixas que já relatamos comuns aos casos com desvio de septo mais importante.
O procedimento que alinha essa condição é a cirurgia plástica de septoplastia. Muitas vezes, pode ser associada também à correção estética do nariz, proporcionada pela rinoplastia. A junção dessas técnicas é denominada rinoseptoplastia e possui enormes benefícios para a autoestima e qualidade de vida do paciente.
Leia mais: Como é a recuperação no pós-operatório de uma rinoplastia?
Como outras cirurgias plásticas, a excelência de resultados está diretamente ligada à competência do profissional que irá realizar o procedimento. A cirurgia de nariz é considerada complexa, portanto deve ser realizada por um cirurgião plástico com longa experiência e conhecimento da anatomia humana.
A septoplastia tem duração média de 2 a 3 horas, dependendo da sua associação com outros procedimentos, como a rinoplastia, por exemplo, e da complexidade do desvio.
Geralmente feita com anestesia geral, por acessar a parte óssea, o que garante maior controle das vias aéreas do paciente pelo médico anestesista. Durante a septoplastia o cirurgião plástico fará uma incisão dentro do nariz para correção da cartilagem em excesso e reposicionamento da pele e osso.
Leia mais: Como escolher o cirurgião plástico?