Septo nasal é a parede que separa uma narina da outra, formada por ossos, mucosas e cartilagem. O ideal seria que esta parede fosse reta e as narinas idênticas uma da outra, mas na verdade, muitas vezes o septo é torto causando um desvio, que por sua vez pode afetar a parte funcional e estética do nariz. Deseja saber mais sobre esse assunto? Leia o texto!
Quais os sintomas do desvio de septo?
Os sintomas mais comuns do desvio de septo são: respiração pela boca, apnéia do sono, roncos, dores na região frontal da face, sinusite e até mesmo sangramento nasal. Em alguns casos, o nariz pode apresentar aparência externa torta, em razão de essa estrutura interna estar com desvio.
Muitas vezes os pacientes demoram receber diagnóstico para o desvio de septo, pois são comumente confundidos com resfriados e em alguns casos só se manifestam quando o paciente apresenta sintomas gripais.
Como fazer o diagnóstico de desvio de septo?
Ao realizar o exame clínico o cirurgião plástico poderá diagnosticar o desvio de septo ou solicitar ao paciente que realize uma tomografia computadorizada dos seios da face. Desta maneira, o médico fará a análise facial e definirá o que deve ser realizado em cirurgia e qual a melhor técnica a ser utilizada.
O paciente já nasce com desvio de septo?
Em alguns casos sim, o desvio de septo pode ser congênito e se manifestar logo nos primeiros anos de vida. Já em outras situações o desvio de septo pode ocorrer devido a acidentes e ou pancadas na região do nariz, em esportes de impacto e contato com adversários é muito comum que aconteça essa situação.
Qual o tratamento para o desvio de septo?
Em relação à parte funcional, o desvio de septo se tornará um problema quando afetar a respiração do paciente.
Agora quando as queixas também estão relacionadas à aparência, o tratamento indicado é a rinosseptoplastia (rinoplastia combinada à septoplastia), onde o cirurgião plástico irá realizar uma cirurgia corrigindo além do desvio de septo, a parte estética do nariz, entregando um resultado natural e harmônico, trazendo de volta a auto-estima do paciente.
Quando o paciente pode realizar a cirurgia?
A cirurgia de rinosseptoplastia deve ser feita a partir da adolescência, pois é quando os ossos nasais estão totalmente formados, evitando assim que a cirurgia precise ser refeita futuramente devido a mudanças de crescimento na face.
Como é o pós-operatório da cirurgia de rinosseptoplastia?
O pós-operatório de rinosseptoplastia é bem simples, o paciente receberá alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Ao chegar em casa o paciente deve evitar ficar de cabeça baixa, ao dormir nos primeiros dias usar dois travesseiros mantendo a cabeça levemente inclinada.
Também não é recomendado usar óculos, nem realizar atividades físicas e a exposição solar deve ser evitada por um período de em média 2 meses. O paciente deve seguir corretamente as orientações passadas pelo cirurgião plástico e comparecer aos retornos nas datas corretas.
Como escolher o cirurgião plástico para realizar a correção do septo?
A escolha pelo cirurgião plástico deve começar por saber se ele é membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se possui especialidade e experiência na realização dessa cirurgia.
Pode ser necessário além da correção do septo, realizar uma rinoplastia. Como mencionamos, a junção desses procedimentos é denominada rinosseptoplastia.
Leia também: Como saber se o cirurgião plástico é membro da SBCP
É indicado que o paciente faça pesquisas sobre o cirurgião, se possível procure informações com pacientes que já realizaram a cirurgia com o profissional, assim poderá ficar mais tranquilo em sua decisão.
O Dr. Iran Sanches é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e possui experiência de muitos anos em cirurgia plástica. Especialista em rinoplastia, cirurgia facial e cirurgia corporal, mas principalmente o Dr. Iran é especialista em elevar a autoestima dos pacientes.
Esse tópico o ajudou? Alguma dúvida adicional? Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição!