Ao decidir fazer uma cirurgia plástica, principalmente uma de grande importância para o rosto, como a rinoplastia, o paciente precisa estar psicologicamente preparado para a operação, pois não se trata apenas de escolher o que fazer ou quando fazer, mas também envolve escolher um bom cirurgião para realizar a operação. A expectativa do resultado causa ansiedade e assim como outros problemas como desejos irreais ou milagrosos, é importante se atentar!
Preparo psicológico antes da rinoplastia: decida sem pressão externa
É importante lembrar que nem todos os pacientes podem ser operados e é preciso saber lidar com isso e outras questões. A saúde da pessoa que quer fazer a cirurgia plástica deve estar equilibrada, a expectativa do resultado deve ser verdadeira, e a pessoa deve fazer a operação porque realmente quer, não porque sente pressão para fazer a operação. Além dessas dicas, iremos abordar esse tema de forma mais completa, confira a seguir:
Confiança no cirurgião é um ponto muito importante
Um dos primeiros passos para ter preparo psicológico antes da para a cirurgia plástica de nariz é escolher o cirurgião plástico que fará o procedimento. É importante pesquisar e selecionar médicos que sejam credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Esses profissionais receberam formação especializada: após a conclusão do curso de medicina, receberão dois anos de residência médica na área de cirurgia geral e três anos de especialização médica na área de cirurgia plástica. Por fim, devem ser aprovados nos exames escritos e orais realizados pela SBCP e pela Associação Médica Brasileira (AMB) antes de serem considerados especialistas em plásticas.
Tendo ao seu dispor um especialista renomado e que saiba exatamente todos os procedimentos, dará mais calma e evitará medos extremos.
Rinoplastia é coisa séria
É importante entender que este não é um processo estético simples. Estamos falando de cirurgia! O paciente deve estar ciente dos riscos da cirurgia e estar preparado para enfrentar a fase pós-operatória. Isso é normal. As pessoas costumam sentir inseguranças, desconforto, arrependimento, inchaço e hematomas no rosto, e não podem se dar conta disso no espelho. À medida que o inchaço diminui e um novo nariz começa a “aparecer” após algumas semanas, essas inseguranças diminuem gradualmente, mas é importante estar preparado para isso.
Às vezes o problema não é o nariz e sim a sua autoimagem
A distorção da imagem do próprio paciente é outro problema recorrente: neste caso, o paciente está sempre insatisfeito com sua aparência e tenta corrigir defeitos inexistentes. Esses pacientes nunca ficarão completamente satisfeitos com a cirurgia, pois logo mudarão de atenção e começarão a buscar novos defeitos que possam corrigir seus corpos.
Desde a primeira consulta, o cirurgião deve entender a verdadeira motivação do paciente que deseja se submeter à cirurgia plástica.
Especialista em rinoplastia
O dr Iran Sanches é especialista em rinoplastia, com experiência de muitos anos em cirurgia plástica e foco em rinoplastia. Entre em contato com nossa equipe e agende um horário, estamos à sua disposição para tirar todas as suas dúvidas e a realizar seu sonho da rinoplastia.