O pós-operatório para as pacientes que se submeteram a cirurgia de implante de silicone nos seios, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, necessita de um tempo para recuperação. Para que a paciente se sinta mais calma em relação a esse momento, é preciso conhecer as limitações pelas quais terá que passar.
O processo de recuperação começa ao fim da cirurgia, por exemplo, se a cirurgia ocorrer pela manhã, a mesma só terá alta médica por volta das 10 horas da noite, assim o efeito da anestesia já terá passado e o cirurgião se certificará sobre o seu estado de saúde.
Alguns dos cuidados mais importantes após a alta médica são:
- Banho: é recomendado geralmente também que a paciente não tome banho desacompanhada, para caso de alguma eventualidade como tonturas, e que também só tome banho no dia seguinte da cirurgia.
- Curativos: Manter sempre os curativos pelo tempo que o cirurgião orientou.. É muito importante também que a paciente use o sutiã cirúrgico que o médico recomendar pelo período mínimo de 1 mês.
- Repouso: Não existe uma regra sobre a quantidade de dias em que a paciente deve repousar, cada pessoa tem um ritmo de recuperação diferente. Recomenda-se que por volta de 1 semana, evite esforço físico, exposição solar para evitar manchas permanentes e afasta-se da rotina do trabalho.
- Alimentação: Alimentos leves, como frutas, sopas e sucos, são mais indicados no pós-operatório, deve-se evitar principalmente alimentos que contenham teor elevado de sódio e que causem gases, pois pode aumentar o inchaço causado pela cirurgia em razão de estimularem o organismo a reter líquidos.
- Exercícios: As atividades físicas devem ter retorno leve, sendo máximo na primeira quinzena, após esse período estão liberadas caminhadas leves ou alguns minutos em bicicleta. Relações sexuais também devem ser evitadas nesse período inicial de 15 dias, assim como dormir de bruços, para que a pressão na parte superior do corpo seja evitada. Lembrando sempre que impacto em membros superiores deve ser evitado, somente após 1 mês pode retornar com o exercício para os braços, mas de forma leve. Sempre seguindo orientações do seu médico. O esforço físico antes desse período pode atrapalhar a cicatrização e o resultado da cirurgia.
- Consultas de retorno cirúrgico: Manter uma boa comunicação com o médico também é algo imprescindível, assim como ir em todas as consultas de retorno nas datas recomendadas e seguir as dicas anteriores, fará com que esse período de pós-cirúrgico seja bem mais tranquilo e que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.