Muitas pessoas apresentam problemas de autoimagem. Os motivos são os mais diversos possíveis, porém é necessário sempre buscar soluções que ajudem a melhorar a nossa autoestima e, consequentemente, bem-estar também. A rinoplastia, então, pode ser uma alternativa para quem está descontente com o formato natural do nariz ou, no caso da rinoplastia secundária, já fez uma cirurgia plástica do nariz e não obteve o resultado almejado.
O procedimento estético para melhorar a aparência do nariz compreende várias etapas e vai depender muito do caso e da estrutura nasal de cada paciente.
Funções da rinoplastia
Quando se fala em rinoplastia, certamente a grande maioria das pessoas já associa a questões completamente estéticas. E, de fato, o procedimento é bastante procurado por quem quer se submeter a cirurgia por motivo estético. Contudo, a rinoplastia também pode estar associada a questões funcionais.
Independente de qual for o caso, confira a seguir um pouco mais sobre as funções da rinoplastia!
Estética
O nariz fica centralizado no rosto, ganhando mais destaque do que algumas pessoas queriam. Por estar no ponto focal da face, a harmonia facial está diretamente associada à estrutura nasal. Ou seja, o tamanho e a forma desse órgão são fatores que influenciam bastante na autoestima das pessoas.
A rinoplastia pode ser a solução ideal para quem vê algum problema estético no próprio nariz, podendo assim ter diversos objetivos como, por exemplo:
Rinoplastia de redução
Como o próprio nome já diz, é a rinoplastia para reduzir as estruturas nasais. Ou seja, realizar a diminuição do tamanho ou largura das asas e ossos nasais, do dorso ou da ponta do nariz. Para isso, pode ser realizada a retirada de tecido da parte externa do nariz.
O procedimento pode ser feito pela técnica aberta, com 3 incisões pequenas na região das narinas, ou pela técnica fechada, com incisões internas, o que não deixam cicatrizes visíveis e o resultado é mais natural. A procura pela rinoplastia de redução é muito grande por parte de quem tem o chamado “nariz de batata”.
Correção de columela
A columela faz parte da estrutura nasal, separando as aberturas nasais, que são chamadas de asas do nariz. Ela pode ser retraída ou avantajada e é daí que pode surgir a vontade de alguns pacientes de se submeterem a rinoplastia, pois é um aspecto que pode chamar bastante atenção em relação ao restante do rosto.
Nariz caído ao sorrir
Em alguns casos, a ponta do nariz de algumas pessoas pode “cair” quando elas sorriem, por conta de um músculo. Quando essa é a queixa, o cirurgião irá romper a ligação que existe entre o lábio superior e a ponta do nariz, o que melhora o aspecto de caído e permite que o paciente volte a sorrir.
Projeção do nariz
Através da rinoplastia também é possível arrebitar o nariz, algo que muitas pessoas desejam. A ponta do nariz é projetada para cima por meio do procedimento.
Funcional
As funções da rinoplastia não são só estéticas, mas também funcionais. O procedimento costuma ter muitas indicações para corrigir disfunções, contribuindo para melhorias de várias situações, como:
- Desvio de septo;
- Hipertrofia de cornetos;
- Patologias do seio da face.
No caso doenças de cunho respiratório, ajuda a melhorar a rinite, por exemplo. E, ainda, a rinoplastia pode estar relacionada a traumas, sendo conhecida como:
Rinoplastia pós-traumática
Lesões nasais são mais comuns do que se imagina, pois essa é a parte do rosto que fica mais exposta. Assim, qualquer acidente que atinja essa região pode acabar machucando o nariz. Essas fraturas podem causar danos não só aos ossos, mas também às cartilagens.
Além de poder alterar a aparência da estrutura nasal, ainda pode modificar alguma funcionalidade, causando problemas respiratórios.
Dr. Iran Sanches
Conheça o Dr. Iran Sanches e tenha todos os benefícios deste método à sua disposição! Entre em contato conosco e agende sua rinoplastia.